Home :: Patologias :: Tendinite Calcária do Ombro
Tendinite Calcária do Ombro
A tendinite calcária é uma causa comum de dor no ombro tanto no atleta como no sedentário, parecendo ser mais frequente em indivíduos com atividades leves. Acomete mais frequentemente o sexo feminino entre os 30 e 50 anos, no lado não dominante. A bilateralidade varia de 25-50%. O tendão do manguito rotador mais acometido é o supra-espinal, sendo que de forma isolada pode chegar a 70% dos casos. Quando associado ao infra-espinal, somam 90% dos casos.

Sua origem é ainda não compreendida, sendo ela desconhecida. Sabe-se que existe um fenômeno metaplásico (substituição do tecido normal por outro anormal naquela localização) fibrocartilaginoso que deposita hidroxiapatita no interior das fibras tendíneas. Nas teorias mais aceitas, cita-se a hipóxia tissular, a hialinização das fibras tendíneas, o ph do tecido e um antígeno de histocompatibilidade específico estariam envolvidos nesta enfermidade.
Esse fenômeno é cíclico, passando por algumas fases bem descritas por Uhtoff e Sarkar, conforme demonstrado pelo fluxograma.

A dor pode ocorrer por 2 mecanismos: o químico em que ocorre principalmente na fase de reabsorção, e o mecânico por impacto do acrômio no aparelho burso-tendíneo do ombro com aumento da área devido à presença da calcificação.

Os exames de Raios X, ultrassonografia e ressonância magnética são suficientes para fazer o diagnóstico, sendo que o radiográfico tem valor de seguimento.

O tratamento é na maioria dos casos conservador com antiinflamatórios não hormonais, infiltrações (nunca mais que 3 de acordo com os padrões atuais adotados) e reabilitação com fisioterapia.
Quando existe um aumento no tamanho do depósito de calico maior que 1,5 cm, crises constantes de dor e piora funcional progressiva orientamos o tratamento cirúrgico por artroscopia.


Tratamento artroscópico de tendinite calcária

Esquema da Tendinite calcária



Imagem radiográfica da tendinite calcária do supraespinal

Ciclo fisiopatológico da tendinite calcária.


CENTRAL DE AGENDAMENTO DE CONSULTAS
WhatsApp: (53) 98435 4082

Consultório
Rua Visconde de Paranaguá, 17A - Sala 304
Centro - Rio Grande/RS
Fones: (53) 3035 6406 / (53) 98435 4082

Clínica Pronto Trauma
R. Dr. Nascimento, 487 - Centro - Rio Grande/RS
Fone: (53) 3233-4827
ENDEREÇO ELETRÔNICO
marcos@cirurgiadeombrors.com.br