Home :: Pacientes :: Orientações Pós-operatórias
Orientações Pós-operatórias
Pós-operatório

Quanto ao uso da tipoia:

A tipoia é o imobilizador do seu ombro. Ela permite que ele fique em repouso, evita movimentos reflexos indesejados e serve de alarme para que as pessoas da sua volta não batam em seu ombro lesionado. Por isso, use-a sempre conforme a orientação de seu médico.
Na fase em que você estiver usando a tipoia, evite atividades como:

1. Trabalhos domésticos de limpeza;
2. Dirigir;
3. Cozinhar;
4. Cuidar de Crianças;
5. Jardinagem;
6. Atividades de costura, bordados, etc;
7. Escrever por longos períodos;
8. Caminhar excessivamente;

Dores mais intensas nesta fase pode estar associada a mudança na rotina da fisioterapia ou excessos em uma dessas atividades. Procure repousar e consultar seu médico ou fisioterapeuta responsável por sua reabilitação.

Pós-operatório recente

Consideramos um pós-operatório recente aquele em que se encontra antes das 14 semanas de cirurgia (tempo de osteointegração do tendão reparado).
Nesta fase temos o período de cicatrização tecidual.
Assim, devemos evitar acidentes, esportes, movimentos bruscos e quedas neste período.
O paciente que segue as orientações longe dos olhos do seu médico terá uma chance muito maior de bom resultado em sua cirurgia.
Peça ajuda para suas AVDs (atividades de vida diária) como : tomar banho, vestir-se , entrar e sair do carro, escovar os cabelos etc.
Evite longos períodos dentro do carro ou outro meio de transporte.
Evite andar de ônibus coletivo.
Sua prioridade será os exercícios de reeducação e você deve ser responsável por eles. Siga o programa fornecido pelo seu fisioterapeuta para sua reabilitação. Eles facilitarão a manutenção e o ganho da mobilidade do seu ombro operado.
O papel do fisioterapeuta será o de corrigir, reavaliar, orientar, progredir, ou até mesmo regredir quando necessário, nas etapas do tratamento. Ele não mais mobilizará o seu braço logo que você consiga fazê-lo totalmente sozinho. Em caso de dificuldade particular, ele lhe ajudará a achar sua autonomia para realizar os exercícios.

Sua sessão será de curta duração, com exercícios simples, com poucas repetições. Este é um dos segredos para evitar a inflamação do ombro operado, origem de dores e de rigidez pós-operatória. Caso contrário, isto poderá levar seu ombro à fadiga, que não notamos durante a sessão, mas que se manifesta depois da sessão (dor e rigidez).

CENTRAL DE AGENDAMENTO DE CONSULTAS
WhatsApp: (53) 98435 4082

Consultório
Rua Visconde de Paranaguá, 17A - Sala 304
Centro - Rio Grande/RS
Fones: (53) 3035 6406 / (53) 98435 4082

Clínica Pronto Trauma
R. Dr. Nascimento, 487 - Centro - Rio Grande/RS
Fone: (53) 3233-4827
ENDEREÇO ELETRÔNICO
marcos@cirurgiadeombrors.com.br