Conheça o Dr. Marcos André, MSc

Tratamento da Epicondilite Medial de cotovelo em Rio Grande

Cotovelo do jogador de golfe (epicondilite medial)

O cotovelo do jogador de golfe, também chamado de epicondilite medial, é uma condição na qual certos tendões ligados ao cotovelo do lado do corpo (lado interno ou medial) ficam inflamados e doloridos. Esses tendões auxiliam vários músculos usados para mover a mão e o punho (Fig 1 ).

Fig 1 – Localização da dor na face medial do cotovelo do jogador de golf

O cotovelo tem duas proeminências ósseas: o epicôndilo medial está no lado interno do corpo e o epicôndilo lateral está no lado oposto. Os músculos que dobram o punho para cima quando a palma da mão está voltada para cima (movimento de flexão) estão ancorados no epicôndilo medial. Esses músculos também ajudam a segurar e apertar a mão (Fig 2).

Fig 2 – Localização anatômica da origem dos músculos flexores e pronadores ao nível do epicôndilo medial

Os músculos geralmente são ancorados aos ossos por meio de fibras resistentes chamadas tendões, que ficam inflamados e inchadas com movimentos repetitivos ou aumento da tensão.

“As pessoas geralmente desenvolvem epicondilite medial com as atividades que envolvem um movimento repetido de preensão ou estresse nos tendões do antebraço – golfe, escalada, musculação, esforço laboral, etc.”

Os sintomas da epicondilite medial incluem:

• Dor e sensibilidade, geralmente no lado interno do cotovelo;
  • Dor na parte interna do antebraço;
  • Rigidez no cotovelo
  • Fraqueza na mão ou pulso

Causas

As pessoas geralmente desenvolvem epicondilite medial com atividades que envolvem um movimento de preensão repetido ou estresse nos tendões do antebraço – golfe, escalada, musculação, trabalhos braçais, etc e que sejam propensas a este problema. À medida que uma pessoa envelhece, os tendões também podem perder parte de sua força e integridade tornando-se mais suscetíveis a lesões. Os tendões também podem ficar inflamados, feridos ou propensos a lesões por condições subjacentes, como artrite reumatóide.

Diagnóstico

O cotovelo do jogador de golfe geralmente é diagnosticado com um exame físico. Se sentir dor na parte interna do cotovelo, é uma indicação de que o paciente provavelmente tem cotovelo de golfista. O diagnóstico pode ser confirmado com uma ressonância magnética.

Opções de tratamento conservador não cirúrgico

O tratamento inicial para epicondilite medial envolve:

• Descansar
  • Gelo
  • Medicação anti-inflamatória ou paracetamol
  • órtese de cotovelo
  • Fisioterapia

Se os sintomas persistirem apesar do tratamento conservador, a cirurgia pode ser uma opção (Fig-3).

Fig 3 -Órteses estabilizadora do cotovelo para tratamento conservador de epicondilite medial

Como é realizada a cirurgia do cotovelo do jogador de golfe?

A cirurgia do cotovelo do golfista é feita através de um corte na parte interna do cotovelo. Dessa forma, o local onde o tendão se liga ao osso pode ser facilmente visualizado. O tecido cicatricial e a inflamação neste local são limpos e removidos, e o tendão é avaliado quanto ao dano adicional e reparado, se necessário.

Fig 4 -Abordagem cirúrgica para o tratamento de epicondilite medial

“O tempo de recuperação após este procedimento é de quatro a seis meses.”

Recuperação

O reparo do epicôndilo medial é feito como uma cirurgia ambulatorial, o que significa que você irá para casa no dia da cirurgia. Dr. Marcos André, MSc lhe dará instruções específicas para lidar com qualquer dor pós-operatória. Seu cotovelo será colocado em uma tala após a cirurgia. Quando sua tala for removida, iniciará o programa de reabilitação fisioterápica.

Resultados

Após as primeiras quatro semanas de recuperação, a fisioterapia começa a restaurar sua amplitude de movimento, seguida de um programa de fortalecimento. O tempo de recuperação após este procedimento é de quatro a seis meses.

Existem maneiras de prevenir o cotovelo do jogador de golfe?

Sim. O alongamento regular e o fortalecimento dos músculos do antebraço podem ajudar bastante na prevenção do cotovelo do jogador de golfe. Alongar o antebraço e o punho pode ajudar na estabilidade do cotovelo. Exercícios de fortalecimento também são muito úteis. Mesmo exercícios simples, como apertar uma bola de tênis, concentrando-se no uso dos dedos anelar e mindinho (4o e 5o quirodáctilos), podem ajudá-lo a prevenir a epicondilite medial e fortalecer os músculos para que sejam mais capazes de absorver forças repentinas durante a atividade.

Para obter mais informações sobre as causas e o tratamento da tendinite do cotovelo, marque uma consulta com o experiente cirurgião ortopédico de Rio Grande, Dr. Marcos André, MSc.

Instagram Dr. Marcos André, MSc

Você não pode copiar essa página!