Conheça o Dr. Marcos André, MSc
Se você teve uma separação da articulação acromioclavicular (AC), sabe como essa lesão pode ser dolorosa. A boa notícia é que a cirurgia muitas vezes pode ser adiada – e muitas vezes totalmente ignorada.
A articulação acromioclavicular (AC) é onde a clavícula encontra um pequeno arco que se projeta para a frente da escápula (acrômio). Se você seguir a clavícula até onde ela encontra a frente do ombro, encontrará a articulação AC (Fig 1).
A separação das superfícies articulares da clavícula com o acrômio associada a lesões ligamentares e algum grau de deformidade chamamos de luxação acromioclavicular. A causa mais freqüente é a queda (futebol, acidente de motocicleta, etc) com trauma posterior e lateral ao ombro (Fig 2, 3 e 4 ).
Dois ligamentos principais mantêm esses ossos juntos:
O ligamento acromioclavicular conecta o acrômio e a clavícula e impede que a articulação AC se desfaça.
O ligamento coracoclavicular (CC) conecta a clavícula e a escápula e estabiliza a articulação AC.
Em uma separação da AC, um ou ambos os ligamentos podem estar lesionados.
Além da deformidade, as luxações acromioclaviculares podem causar dor residual e perda de força para movimentação do ombro.
Cada lesão é avaliada individualmente e exames complementares também são necessários.
O tratamento pode ser conservador com repouso e tipoia por um período de 3 semanas, seguido pela reabilitação fisioterápica ou cirúrgico com reconstrução ligamentar e redução da articulação luxada (Fig 5 e 6 ).
Você não pode copiar essa página!