Conheça o Dr. Marcos André, MSc

Impacto no Ombro

Tratamento de impacto no ombro em Rio Grande

O impacto do ombro é uma condição clínica que ocorre quando o manguito rotador é comprimido ou irritado pelo osso da escápula sobrejacente durante certos movimentos. Essa dor ocorre quando o manguito rotador e o osso acima dele – o acrômio – desenvolvem achados clínicos que sugerem uma irritação mecânica (Fig 1 e 2), embora muitas vezes a causa real esteja relacionada a um problema no próprio tendão do manguito rotador.


Fig 1 – Acrômio “ganchoso” tipo III de Bigliani

 
Fig 2 -Tomografia computadorizada 3D  com “os acromiale”: causa frequente de impacto subacromial. Deficiência de ossificação ao longo do crescimento e fusão dos núcleos de ossificação.
 
 
 
 Em atletas com atividades repetidas do membro superior acima da cabeça, como nadadores, tenistas, beachtenistas ou praticantes de padel, o manguito rotador pode ficar fatigado, impedindo que o ombro fique no centro da cavidade glenoidal e permitindo que ele se mova para cima em direção ao acrômio, causando dor (Vídeo 1). Nesses casos, o problema não é o acrômio, mas sim o uso excessivo do ombro e do manguito rotador. No entanto, se o problema não for corrigido, pode ocorrer uma ruptura do manguito rotador, que pode ser uma ruptura parcial no início e depois progredir para uma ruptura completa. Em geral, o impacto no ombro causa dor persistente de baixo grau, agravada por atividades acima da cabeça durante o dia e geralmente piora à noite. Também pode causar fraqueza no ombro ou no braço.

Este termo diagnóstico “síndrome do impacto” fez sentido quando usado pela primeira vez há mais de 50 anos. Desde então, entendemos melhor o ombro e percebemos que o termo “síndrome do impacto” é um termo geral que simplesmente descreve pacientes que sentem dor ao levantar o braço. Quando um paciente apresenta esse diagnóstico, o especialista examinará cuidadosamente o ombro e revisará os estudos radiológicos para definir melhor a causa real da dor e função limitada.


A cirurgia é uma opção?

Sim, em casos graves. Se exercícios terapêuticos, medicamentos e injeções não resolverem o problema, o Dr Marcos André realizará um procedimento cirúrgico para ampliar o espaço acima e ao redor do manguito rotador, bem como desbridar os tecidos inflamados e a bursa. Na maioria dos casos, esse procedimento é combinado com outra cirurgia para tratar a área próxima aos sintomas que também é responsável pela dor, como reparar o manguito rotador ou tratar um tendão do bíceps danificado.


Cirurgia de Descompressão Subacromial (Acromioplastia)

A cirurgia de descompressão subacromial, também chamada de acromioplastia, é realizada por via artroscópica. A cirurgia de descompressão subacromial alivia a pressão abrindo mais espaço para os tecidos moles ao redor do manguito rotador.

Durante a cirurgia, uma pequena câmera é usada para guiar a inserção de um pequeno tubo e instrumentos cirúrgicos através de uma pequena incisão. A bursa inflamada localizada acima do tendão do manguito rotador é removida e parte da superfície inferior do acrômio é raspada (Vídeo 2). Isso dá espaço para executar uma amplitude de movimento completa.

Alguns pacientes desenvolvem um esporão na superfície inferior do acrômio, causando aumento do impacto no manguito rotador. Isso também é removido como parte do procedimento.

 Vídeo 1 – Visão videoartroscópica do “sinal em espelho” do impacto subacromial. 

 Vídeo 2 – Acromioplastia videoartroscópica Acrômio “ganchoso” tipo III de Bigliani.

Voltar
WhatsApp
E-mail
Instagram Dr. Marcos André, MSc
Endereço

Você não pode copiar essa página!