Síndrome Compressiva do Nervo Ulnar

O que é a compressão do nervo ulnar?

 

Um dos problemas neurológicos mais comuns que ocorrem ao redor do cotovelo e da mão é a irritação ou compressão do nervo na parte interna do cotovelo. O nervo ulnar está localizado no lado medial (interno) do cotovelo (Fig 1). Esse nervo pode ser ferido ao atingir uma superfície dura ou pode se soltar gradualmente e começar a deslizar para frente e para trás sobre a parte interna do cotovelo. Quando isso acontece, você pode sentir formigamento no antebraço até os dedos anelar e mindinho (4° e 5° dedos da mão) Fig 2.

Fig 1 – Clínica de síndrome compressiva do nervo ulnar: dor na face medial do cotovelo irradiada até o 4º e 5° dedos da mão
 
 

Danos ao nervo ulnar podem ser causados por movimentos repetitivos, pressão no cotovelo por flexão prolongada ou má posição sentada ou dormindo. Também pode ser causada por cistos, tumores ou esporões ósseos no túnel cubital onde este nervo essencial está localizado.

Fig 2 – Trajeto do nervo ulnar na face medial do antebraço até extremidade medial da mão.
 

O nervo ulnar é vulnerável a lesões porque há muito pouco preenchimento natural impedindo-o de esfregar contra o osso. A extensão do dano ao nervo e qualquer perda da função da mão podem ser determinadas pelo uso de raios X, ressonância nuclear magnética e eletroneuromiografia.

O encarceramento do nervo ulnar é a mesma coisa que a síndrome do túnel cubital?

 

Sim. A síndrome do túnel cubital é o nome comum para a condição que envolve um nervo comprimido que ocorre na parte interna do cotovelo (Fig 3).

Fig 3 – Imagem anatômica ilustrativa com trajeto do nervo ulnar posterior ao epicôndilo medial na face interna do cotovelo.
 

Causa uma dormência e formigamento muito específicos que aparecem gradualmente nos dedos anulares e mínimos e, às vezes, na parte interna da mão. Às vezes, também há uma dor na parte interna do cotovelo. Se não for tratado, o túnel cubital pode resultar em perda de força da mão e função muscular.

A síndrome do túnel cubital pode ser tratada com fisioterapia?

 

Não. Esta é uma condição em que o exercício e a fisioterapia não são os primeiros passos prescritos. Se você lesionou o nervo ulnar ao ponto de sentir dormência e até perda do controle motor da mão, o cirurgião ortopédico de Rio Grande, Dr. Marcos André, recomendará a cirurgia imediatamente. Dormência e fraqueza podem se tornar permanentes se a condição não for tratada.


Tratamento Cirúrgico

 

O objetivo da cirurgia é descomprimir o nervo abrindo o túnel cubital. Se o nervo estiver instável ou sair do túnel quando o cotovelo for flexionado, ele precisará ser transposto para a frente do cotovelo. Durante a transposição do nervo ulnar, o Dr. Marcos essencialmente cria um novo caminho para o nervo, dando-lhe mais espaço e proteção contra o contato com o osso. Seu nervo é movido fisicamente para um novo local na frente do epicôndilo medial (a protuberância óssea na parte interna do cotovelo). Nesse novo espaço, o nervo fica mais protegido da pressão e bem conectado ao sistema circulatório, proporcionando amplo suprimento sanguíneo para a cicatrização.


Recuperação da Cirurgia do Túnel Cubital

 

Após a cirurgia, uma tala gessada é aplicada no cotovelo por duas a quatro semanas para que o cotovelo fique dobrado durante a cicatrização. Depois que a tala e as suturas forem removidas, você precisará evitar dobrar o cotovelo por pelo menos mais três semanas. Além disso, compressas de gelo devem ser aplicadas a cada hora, 20 minutos de cada vez. Dr. Marcos André lhe dará instruções específicas para lidar com qualquer dor pós-operatória.

Quando a cicatrização está avançada, seu cotovelo está pronto para recuperar a força com um curso de fisioterapia para estimular a flexibilidade e a coordenação motora da mão e do braço. A transposição do nervo ulnar tem uma taxa de sucesso muito alta, mas você também precisará ficar atento para quaisquer complicações, como infecção, dor no cotovelo e dormência contínua. Pode levar de três a seis meses para fazer uma recuperação completa.

Para obter mais informações sobre as causas e o tratamento do aprisionamento do nervo ulnar ou da síndrome do túnel cubital, marque uma consulta com o cirurgião ortopédico de Rio Grande, Dr. Marcos André, MSc.

Você não pode copiar essa página!