Conheça o Dr. Marcos André, MSc

Osteoartrose da Acromioclavicular

A doença degenerativa da articulação acromioclavicular é bem frequente. Esta articulação costuma iniciar seus primeiros sinais de degeneração por volta dos 20 anos de idade com o início do envelhecimento meniscal contido no seu interior (Fig 1). Em alguns pacientes, em sua maioria trabalhadores braçais, atletas de academia ou que exigem muito da cintura escapular, esta degeneração torna-se sintomática. Apresenta-se com sintomas dolorosos no nível superior do ombro, com piora noturna ao deitar-se sobre o lado da lesão, saliência superior e dor ao toque (Fig 2). Seu médico ortopedista deve realizar um bom exame físico e  exames complementares para ter certeza de que seus sintomas dolorosos são oriundos desta patologia. Não é infrequente que esta degeneração seja assintomática. Por isso é muito importante que seja bem avaliada.

 
Fig 1 – Rx com osteoartrose da articulação acromioclavicular
 
 

 

Fig 2 – Exame de Ressonância Nuclear Magnética com osteoartrose acromioclavicular 

 

 

O tratamento consiste em analgésicos, anti-inflamatórios, fisioterapias. Infiltrações podem ser necessárias, mas não costumam ser eficientes. Na  persistência dos sintomas, o tratamento cirúrgico pode ser indicado. A ressecção artroplástica de Mumford foi descrita por este autor em 1941 no JBJS Am. Até hoje é a técnica mais eficaz.  Pode ser realizada de maneira tradicional (aberta) ou por videoartroscopia (vídeo 1). Esta tem a vantagem de ser minimamente invasiva, índice de infecção muito baixo, proporcionar a visão e o tratamento de outras lesões do ombro pela mesma via de acesso, além de preservar o ligamento acromioclavicular superior e a cápsula posterior da articulação, garantindo uma maior estabilidade pós-operatória nesta articulação (Fig 4).

Fig 4 – Rx pós-operatório de artroplastia de ressecção da acromioclavicular realizada por videoartroscopia: cirurgia de Mumford total

Vídeo 1 – Imagem por videoartroscopia da ressecção artroplástica de Mumford total 

Voltar
WhatsApp
E-mail
Instagram Dr. Marcos André, MSc
Endereço

Você não pode copiar essa página!